Publicado em Deixe um comentário

Como fazer Carteira de Trabalho Digital e Como funciona

Como fazer carteira de trabalho digital

Você aí, sabia que a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física se aposentou? Pois é, não está sendo fabricada mais desde setembro de 2019.

Dessa maneira, as anotações de contratação e dispensa de empregados passaram a ser feitas de forma remota, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou na web. Não é incrível?

Ainda, muitas pessoas não sabem dessa novidade, por isso, montamos um artigo recheado de conteúdos sobre a carteira digital. Confira a seguir.

Carteira de trabalho digital: como fazer

Primeiramente, para fazer a Carteira de Trabalho Digital, é necessário realizar um cadastrar no portal gov.br. Acompanhe o passo a passo:

  1. Primeiro, clique aqui para acessar o site e, posteriormente, clique em “criar sua conta”;
  2. Preencha todos os dados solicitados com suas informações pessoais;
  3. Escolha uma forma para ativá-la, como e-mail ou SMS;
  4. Por último, verifique se chegou um e-mail ou SMS de confirmação e, logo após, crie uma senha e ative sua conta.

Feito isso, você poderá escolher entre baixar o app ou fazer a Carteira de Trabalho clicando aqui. Agora, veja como criar sua conta:

  1. Baixe o app oficial para Android ou iOS;
  2. Depois, clique em “entrar” e coloque seu CPF e senha cadastrados;
  3. Confirme suas informações pessoais;
  4. Agora, você poderá visualizar todos seus dados empregatícios.

Simples, não é?

 Como funciona

A carteira de Trabalho digital funciona cruzando as bases de dados do governo com as informações enviadas pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Desse modo, na tela principal do aplicativo, o usuário terá as informações de períodos de férias, pagamento de 13º salário e muito mais.

Além disso, se você estiver com dúvidas, o app criou um ícone que fica localizado no lado esquerdo da tela: é só clicar na opção “mais” e selecionar “perguntas frequentes”, agora, basta escrever suas dúvidas para que a ferramenta te responda.

Como posso ver o número da minha carteira de trabalho digital

Antes, o número da carteira de trabalho era gerado durante sua fabricação. Agora, o número da carteira de trabalho é o CPF do trabalhador.

Dessa maneira, basta informar seu CPF no momento da contratação para o empregador. Assim, ele saberá todas as suas informações empregatícias.

Embora, em casos excepcionais, a carteira de trabalho continue sendo feita em forma física, a digital se tornou mais prática e acessível.

O que eu faço com a minha CTPS antiga

As pessoas que tem em mãos a CTPS física, devem guardá-la, pois continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira digital mostrando seus dados antigos, é essencial cuidar para preservá-la.

Assim, daqui em diante, todos os contratos de novos trabalhos, ou seja, todas suas anotações, por exemplo, férias, salário, rescisão contratual, serão realizadas apenas eletronicamente. Portanto, o usuário poderá acompanhar todas as anotações pelo app ou pela web.

Em virtude dos avanços tecnológicos, todos os documentos pessoais serão digitais no decorrer dos anos, facilitando, dessa maneira, a vida de todos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *