Sozzeal

Calendário Editorial: O Que é, Vantagens e Como Fazer [Guia]

Para o desenvolvimento de uma empresa, existem vários métodos eficazes de planejamento. Dessa forma, o mais utilizado hoje é o calendário editorial, ele é um documento que reúne todas as programações de sua estratégia de conteúdo. 

Quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura.

O que é Calendário Editorial

Pois bem, o calendário editorial é um documento que estabelece toda a programação da sua estratégia de conteúdo. Com ele, você poderá colocar várias informações, por exemplo: 

  1. Datas de publicação no blog;
  2. Período de promoção em redes sociais; 
  3. Quais serão os temas e formatos de cada conteúdo;
  4. Escolher as palavras-chave utilizadas em cada publicação; 
  5. Escolher o público-alvo e as pessoas para as quais a postagem será desenvolvida. 

Podemos dizer que o calendário editorial é uma forma de planejamento que ajuda sua equipe na estratégia de marketing de conteúdo. Desse modo, você consegue saber tudo que será desenvolvido no decorrer do mês. 

Como Calendário Editorial funciona

A princípio, o calendário editorial possui muitas funcionalidades para auxiliar você e sua equipe em sua estratégia. Por esse motivo, vamos te apresentar três delas, veja a seguir: 

1. Melhora a frequência das postagens

O calendário editorial, em uma agência, tem a função de melhorar o fluxo de postagens dos clientes, definindo qual será a melhor periodicidade a partir de cada necessidade. 

2. Controla a estratégia de conteúdo

Quando você possui uma logística otimizada de forma correta, as estratégias são planejadas com antecedência e as falhas são percebidas antes que elas aconteçam. Dessa forma, o grupo fica mais alinhado e, também, controla as palavras-chave usadas e quais estão dando retorno. 

3. Otimiza a presença digital

Por fim, a presença digital é essencial para ganhar destaque no mundo da tecnologia. Dessa maneira, ela oferece sustentabilidade para a marca em questão. Para que essa ação dê certo, é necessário fazer conteúdos frequentemente. 

Para que serve o Calendário Editorial

Então, o calendário editorial serve para colocar ordem e  controlar o desenvolvimento de conteúdos para a web, a partir dos objetivos da estratégia. Desse modo, estas metas surgem do geral, ou seja, posicionamento e tráfego.

Exemplificando, sua empresa deseja incrementar o tráfego do site por meio das redes sociais, assim, ela deverá dedicar-se um mês todo de seu calendário editorial e desenvolver artigos bons que viralizem no Facebook. Já no outro mês, focalizar em outros conteúdos para a buyer persona que vem por meio do Instagram. 

Simples, não é?  

Vantagens de usar Calendário Editorial

Agora que você sabe muito sobre o assunto, vamos te apresentar quais são os benefícios de um calendário editorial. Confira a seguir:

Um maior alinhamento do time de marketing

Com o calendário editorial, todo o planejamento de conteúdo fica documentado e deve ser compartilhado com o time de marketing, para que toda equipe se alinhe aos prazos estabelecidos. 

Os temas e palavras-chave não se repetem

Com a frequência de desenvolvimento de conteúdo ativada, fica difícil manter o controle sobre post que já foram publicados em seu blog. Por isso, o calendário editorial é importante, pois você terá controle dos conteúdos já produzidos ou os que estão em desenvolvimento e, assim, as repetições são evitadas. 

Variedade de formatos de conteúdos

Mais um benefício do calendário editorial é que, com ele, você poderá observar os formatos utilizados em cada conteúdo e saber diversificar. 

Os formatos mais comuns são:

  1. Vídeos;
  2. Artigos;
  3. Webinars
  4. Infográficos;
  5. Relatório de pesquisa. 

Essa variedade é essencial, porque o seu público gosta de consumir conteúdos diferentes para não cair na mesmice de sempre. Dessa forma, quando você faz uma diversificação das publicações, aumenta a probabilidade de ganhar mais visitas. 

Diminuição nos atrasos

O desenvolvimento de um calendário editorial te ajudará a planejar todos os conteúdos com antecedência. Dessa forma, essa ação ajuda saber em quais etapas do processo de produção eles estão e garantir que eles serão concluídos. 

Equilíbrio da produção dos conteúdos

Na produção dos conteúdos, é essencial sempre saber as personas que você deseja atingir e em qual nível de compras elas se encontram. Mas, como ter essa garantia sem um planejamento?

Não é possível, tem que existir um planejamento, e o calendário editorial serve para esses fins. Assim, com ele, você poderá controlar a quantidade de conteúdo que está sendo feita em cada etapa que o cliente estiver.

Como definir a melhor frequência de posts

Na atualidade, as empresas que investem em marketing de conteúdo querem entender qual é a frequência correta de publicações que devem ser feitas no blog. Dessa forma, muitas delas confundem qualidade com quantidade. Desse modo, as empresas produzem muito, mas não oferecem qualidade. 

Por esse motivo, é interessante saber os aspectos essenciais do marketing de conteúdo, são eles:

  1. Periodicidade varia de blog para blog: o que funciona para uma determinada empresa pode não funcionar na sua; 
  2. Quantidade não é a receita para um blog de sucesso; 
  3. Existe um ponto de saturação: aquele período que você conquista um número enorme de posts durante um espaço de tempo estabelecido. 

É válido lembrar que o blog tem a mesma funcionalidade de um veículo de comunicação, como rádio ou TV. Assim, todos eles tem o intuito principal de atingir determinada audiência. Por isso, todos esses veículos de informação devem ter um foco editorial, público-alvo e periodicidade definidos. 

Dessa maneira, se não existir foco, os visitantes nunca saberão o que vão encontrar e, também, se não há público-alvo, o blog nunca saberá qual estilo de leitor fará uma visita. Por fim, se não existir periodicidade estabelecida por meio do calendário editorial, o leitor nunca voltará para a sua página para ver as novidades. 

Como fazer Calendário Editorial

Se chegou até aqui, é porque se interessou por essa estratégia. Por isso, conheça, agora, como fazer um calendário editorial: 

1. Estabeleça um objetivo

Primeiramente, para começar um calendário editorial, você deverá estabelecer um objetivo para seguir durante o processo, como:

  1. Gerar leads;
  2. Desenvolver engajamento; 
  3. Tornar uma autoridade em seu ramo;
  4. Aumentar a quantidade de vendas.

Lembre-se que a meta deve ser específica e fácil de ser entendida. Dessa forma, é necessário definir números e metas alcançáveis. 

2. Desenvolva as estratégias

O segundo passo depois de definir o seu objetivo é criar estratégias e determinar o que deverá ser feito para conseguir atingi-las. Assim, faça uma lista com as possibilidades, por exemplo:

  1. Anúncios pagos;
  2. Envio de e-mail marketing;
  3. Vídeos no Youtube;
  4. Blog posts;
  5. Ótimos materiais para captura de leads. 

3. Escolha a ferramenta correta

Agora é a hora de escolher qual ferramenta ideal para ter acesso e controlar os seus conteúdos. Dessa forma, existem vários recursos que você poderá escolher para esse tipo de missão, por exemplo, Trello e o Google CalendarVale lembrar que, uma plataforma só é mais fácil de administrar de maneira simultânea. 

4. Defina uma frequência

Neste momento, é necessário definir qual será a frequência correta para as publicações para cada estratégia. Desse modo, análise verdadeiramente e, depois que definido, tenha disciplina para cumpri-lo corretamente. Confira o exemplo:

  1. Publicação no blog: 3 por semana; 
  2. Posts no Instagram: 6 por semana;
  3. Posts no Facebook: 2 por semana; 
  4. Ebooks: 1 por mês. 

5. Escolha uma rotina ideal

Por último, desenvolva uma rotina que você consiga cumprir. Dessa forma, poderá fazer revisões semanais ou mensais dos tópicos que já se concluíram e analisar as pendências. 

Que tal colocar essas dicas em prática? 

Conclusão

Então, calendário editorial é um documento que reúne todas as programações de sua estratégia de conteúdo. Desse modo, com ele, é possível ficar por dentro de todas as ações que vão ser desenvolvidas em cada dia do mês.

Portanto, não deixe desenvolver um calendário editorial para sua empresa, pois você conseguirá atingir todas as metas durante os prazos estabelecidos, já que serve como um guia para você e sua equipe.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Sair da versão mobile