Publicado em Deixe um comentário

Brainstorming: O que é, Exemplos e Como fazer em seu negócio

Brainstorming o que é como fazer

O brainstorming é um método que tem como objetivo ajudar as pessoas na busca por soluções eficientes para diferentes tipos de problemas. Então, melhor dizendo, é uma reunião em que os participantes tem a liberdade de expor suas ideias. Quer conhecer um pouco mais sobre essa técnica? Então, continue a leitura.

 O que é Brainstorm e conceito

Pois bem, o brainstorming é uma ação desenvolvida em grupo, que tem o intuito de explorar toda a capacidade criativa e intelectual dos participantes. 

Assim, é desenvolvido uma “tempestade de ideias” com objetivos bem definidos. Desse modo, a atividade concede aos membros um espaço para as diversidades de pensamentos de cada um, extraindo as melhores experiências e, também, criando inovação para obter sucesso. 

Dessa forma, nesta reunião todos podem argumentar e jogar na mesa tudo o que sabe, como ideias, visões, possibilidades. Feito isso, o gestor da empresa une todos os conceitos e chega em uma determinada resposta para solucionar o problema.

Brainstorming: como funciona

A princípio, com o brainstorming, fica mais fácil encontrar as melhores palavras-chave, para melhorar o funcionamento dos setores da empresa e, também, outras situações que tenha necessidade. Vale lembrar que é essencial identificar o problema antes de qualquer ação.  

Agora, veja quais são as etapas do brainstorming: 

Preparação prévia

O primeiro passo a ser feito é apresentar o problema ao grupo e passar algumas explicações antes do desenvolvimento do brainstorming. Depois, ofereça um material de introdução ao assunto para a sua equipe a fim de que eles façam uma avaliação. 

Reunião

O próximo passo a ser feito é preparar o ambiente para a reunião. Dessa forma, o intuito dessa organização é deixar os participantes mais à vontade. Assim, dê atenção a todas as ideias apresentadas, pois todos gastaram um pouquinho de seu tempo para formular um argumento, então, deixe que todos tenham o seu momento de fala. 

Chuva de ideias

Não se esqueça de anotar todas as soluções que estão sendo apresentadas. Dessa maneira, demonstre que todos os participantes estão sendo úteis na reunião e, assim, acumule o máximo de ideias. 

Seleção

Agora, é o momento de analisar todas as ideias e julgar: boas ou ruins. Desse modo, é possível chegar a um número de ações que apresentem um bom potencial para a resolução do problema. Após a escolha, agradeça a todos pela participação. 

Definição

Depois que as soluções boas e ruins foram descartadas, informe ao grupo quais foram as ideias que ganharam destaque e argumente porque elas são as escolhidas para crescer o alcance da marca. 

Simples, não é? 

Vantagens do Brainstorming

Se você ainda está com dúvidas se realmente compensa utilizar as técnicas de brainstorming, continue a leitura, nós vamos te apresentar quais são as vantagens dessa ação. Confira a seguir: 

Soluções rápidas

Devido à roda de exposições de ideias, as respostas chegam mais rapidamente para serem desenvolvidas. 

Aproximação entre liderança e equipe

O relacionamento desenvolvido entre coordenador e time é essencial para o funcionamento de um projeto. Dessa forma, o uso dessa ação faz com que aconteça uma certa aproximação entre eles. 

Clima organizacional positivo

Os métodos influenciam a participação de todos e, também, melhoram as relações, já que desenvolve um sentimento de valorização nos colaboradores. 

Produtividade

A possibilidade de ser ouvido incentiva o profissional a melhorar certas questões e ajudar em soluções que gerem o crescimento da empresa. 

Evolução da comunicação

Uma das questões mais difíceis nas corporações é a comunicação. Desse modo, com o brainstorming, a comunicação flui com a troca de ideias e experiências.  

Bacana, não é? 

Principais técnicas de Brainstorming

Atualmente, existem algumas técnicas para tornar o brainstorming mais eficiente. Veja quais são elas:

Técnica do Brainwriting

A técnica do Brainwriting tem o intuito de encontrar 108 ideias em apenas meia hora. Dessa maneira, elas devem ser listadas por escrito com o propósito de chegar em um objetivo. 

Assim, seriam 6 pessoas escrevendo três ideias no papel em cinco minutos. Depois de seis rodadas, 30 minutos igual a 108 ideias disponíveis. 

Técnica do Post-it

Os papéis autocolantes ajudam bastante nessa ação, pois inspiram as pessoas. Dessa forma, entregue um bloquinho e caneta para cada participante e peça que escrevam suas ideais. Depois, cole-as em algum mural. 

Técnica de brainstorming “oposto”

Pois bem, trabalhar a ideia ao contrário poderá ser um ótima opção para encontrar uma solução. Desse modo, trabalhe a questão de forma minuciosa e observe o foco por vários ângulos. 

Útil, não é? 

Brainstorming exemplo

Agora, para você entender melhor como funciona o brainstorming, separamos um exemplo, veja:

Call Center de internet

Aqui, temos uma empresa que fornece internet, e está acontecendo a seguinte situação:

30% de todas as ligações recebidas pela a empresa não são atendidas. 

A questão é: “o que fazer para melhorar esse percentual de chamadas não atendidas?”

Com a equipe reunida, é necessário levantar alguns questionamentos:

  1. Em qual horário do dia se perdem ligações?
  2. Por que a maioria das ligações perdidas são nesses horários?
  3. Os funcionários do atendimento estão realmente treinados para exercer essa função?
  4. Por que não estão sendo atendidas essas chamadas?

É por meio das respostas para essas perguntas, que será possível localizar as possíveis falhas. Desse modo, desenvolver estratégias para corrigir essas ações.  

Brainstorming: como fazer

Se chegou até aqui, é porque se interessou pelo serviço. Por isso, conheça, agora, como fazer brainstorming: 

Resumidamente, você deverá:

  1. Identificar o que precisa ser corrigido;
  2. Aceitar novas ideias;
  3. Selecionar as melhores soluções.

Agora, veja quais são as responsabilidades de cada participante nessa ação: 

Composição do grupo

Os grupos no brainstorming são formados por três elementos: líder, membros e secretários. Dessa maneira, selecione as melhores pessoas que tenham mais facilidade com as questões que vão surgir no decorrer dos tempos. Veja, qual é o papel de cada um:

Papel do líder

Pois bem, a pessoa selecionada como líder deverá fazer parte do primeiro escalão de funcionários da empresa. Além disso, é essencial que ela seja calma e saiba manter o equilíbrio em meio aos problemas. 

Papel dos membros

Já os membros devem ser as pessoas que possuem mais facilidade nos trabalhos em equipe, uma vez que a função de cada um é desenvolver soluções e, também, saber ouvir.

Papel do secretário

O secretário deverá ter uma escrita rápida, já que terá que anotar muitos argumentos sem perder os detalhes principais. 

Interessante, não é?

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *