Publicado em Deixe um comentário

Blogs: O que é, Como funciona, como criar e monetizar um

Blogs o que é como criar

Você aí, já ouviu falar sobre blogs? Atualmente, muitas pessoas tem utilizado esse canal para divulgar conteúdos e muito mais. Quer conhecer um pouco mais sobre esse recurso da comunicação online? Então, continue a leitura, preparamos um artigo completo sobre o assunto.

O que é blog

Pois bem, blogs são páginas onlines que oferecem conteúdos frequentes sobre assuntos diários pessoais, periódicos ou empresariais. Desse modo, são meios de comunicação de pessoas ou instituições variadas.

Assim, quando o blog é de uma pessoa, apenas ele compartilha as suas principais experiências vividas, seu cotidiano, suas preferências. Já as empresas desenvolvem conteúdos que referem aos seus medos, desejos e os interesses de cada cliente. Dessa forma, apesar dos tipos mencionados, os blogs podem se encaixar muito bem a cada necessidade.

Definição

A palavra blog resulta da simplificação do termo “weblog”, este é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web e log. Dessa forma, Web é definido como rede de internet, enquanto que log é usado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Em outras palavras, definimos blog como um “diário online”.

Como blogs funcionam

Devido à popularização dos diários onlines, foram desenvolvidas palavras derivadas de blog, por exemplo:

  1. “blogueiro”, que é aquele que mantém o blog ativo;
  2. E o verbo “blogar”, que remete à função de fazer um post.

Desse modo, os blogs têm a função de disponibilizar um espaço para os usuários expressar suas opiniões e desejos. Pois, muitas das vezes, as pessoas não tem oportunidades de manifestar suas opiniões com pessoa próximas, como amigos e família.

Assim, a internet possibilita esse diálogo para elas serem ouvidas. Uma vez que nenhum canal digital consegue dar voz para pessoas simples, e os blogueiros podem conquistar milhares de pessoas em um único dia, escrevendo sobre diversos assuntos.

Dessa maneira, os escritores podem oferecer várias dicas sobre:

  1. Religião;
  2. Saúde;
  3. Tendências políticas;
  4. Trabalho voluntário;
  5. Cozinha;
  6. Esportes;
  7. Fofocas;
  8. Informações de cunho técnico;
  9. Investimentos;
  10. Jardinagem;
  11. Maquiagem.

Estes são apenas alguns exemplos da variedades de assuntos que as pessoas dedicam seu tempo para escrever sobre.

Como ganhar dinheiro com blogs

Pois bem, o desenvolvimento de um blog pode ser um pouco complicado para quem não está acostumado com essa ferramenta ou produção de conteúdo para web. Por isso, veja o passo a passo que criamos para te auxiliar no processo de monetização de blog, veja:

Prepare sua mente

Antes de tudo, você precisa se aprimorar psicologicamente para as etapas que vão surgir. Mas, calma! Não se trata de uma missão impossível, basta ter dedicação e bastante energia e recursos financeiros para colocar o projeto em prática.

Escolha o nicho do blog

Em segundo lugar, você deverá escolher um nicho de mercado para produzir conteúdo. Feito isso, é importante que:

  1. Você tenha facilidade de escrever sobre o assunto escolhido;
  2. Que atraia o interesse do público-alvo;
  3. Se informe sobre o que os seus leitores querem e consomem em termos de conteúdos.

Estabeleça metas claras

Estabelecer metas claras é essencial para que o blog saia do papel com um propósito. Para isso, planeje quanto pretende ter de tráfego, seguidores ou assinantes e proponha uma data para concluir.

Assim, quanto mais definidas forem suas metas, mais fácil será desenvolver seu trabalho para atingi-las.

Faça um planejamento de conteúdo sólido

O planejamento de conteúdo deve ser pontuado através da linha editorial escolhida. Desse modo, é baseando nela que você define o que vai produzir e qual será a frequência.

Crie seu blog

Agora, é o momento de escolher o layout, a plataforma, contratar domínio e hospedagem e, ainda, decidir algumas questões técnicas e operacionais. Dessa forma, fazer esse processo sem ter uma ideia certa do que o blog vai ser pode levar a decisões erradas.

Com as dicas citadas você será mais certeiro, visto que saberá que tipo de design e ferramenta usar.

Estruture seu sistema de distribuição de conteúdo

É de extrema importância saber encaixar o seu conteúdo na frente de vários leitores. Porém, não seria para qualquer pessoa, e sim as que teriam motivos para consumir seu conteúdo.

O sistema de distribuição de conteúdo pode incluir:

  1. Parcerias com outros profissionais e empresas de valor estratégico;
  2. Marketing de guerrilha;
  3. E-mail marketing;
  4. Redes sociais, tanto de forma orgânica quanto por meio de anúncios pagos.

Prepare seus canais e ferramentas de conversão

Distribuir conteúdo é uma parte muito importante nesse processo, pois, com essa ação, você poderá atrair visitantes para o seu blog. Mas, o trabalho não para aí, é preciso fazer com que essas pessoas se tornem seus clientes. Por isso, existem os canais de conversão, são eles:

1.E-mail marketing

O e-mail marketing distribui conteúdos e é ótimo para enviar ofertas aos assinantes mais predispostos a comprar.

2.Landing pages

As landing pages foram desenvolvidas para convencer os visitantes a aceitar uma oferta, por exemplo, pedir para assinar uma newsletter, marcar uma reunião de vendas.

3.Automação de marketing

Por fim, a automação de marketing nutre os interesses dos assinantes de forma automatizada e personalizada.

Desenvolva conteúdos que gerem resultados

Para gerar destaque e sucesso em seu blog, é essencial saber o que funciona bem com o seu público. Desse modo, isso se aplica em termos de formato, como artigo, vídeo, slides, tamanho, frequência e assuntos abordados.

Assim, nunca deixe de testar e inovar, observe os conteúdos que apresentam melhor engajamento e os aprimore ainda mais.

Tenha um relacionamento com sua audiência

Vou te contar um segredo, para ganhar dinheiro com seu blog, terá que criar um relacionamento com seus leitores. Dessa maneira, todas os exemplos citados aqui tem isso em comum. Pois isto acontece tanto pelo conteúdo de qualidade, que auxilia as pessoas, quanto pela interação nas redes sociais, como comentários e compartilhamentos.

Analise todas as dicas e faça mudanças pontuais

Por fim, saiba que o trabalho não pode parar. Dessa forma, seu blog precisa continuar se adequando e evoluindo conforme o mercado. O público precisa estar engajado também, e o conteúdo deve ser melhor a cada dia. Para isso, você deverá medir seus resultados, com as métricas.

Como criar um blog

Se chegou até aqui, é, porque se interessou pelo assunto. Por isso, conheça, agora, como criar seu blog. Acompanhe o passo a passo:

Escolha o Segmento do Seu Blog

Se você faz parte de uma empresa e está na frente de um projeto, desenvolver um blog sobre os serviços prestados é uma excelente opção. Caso queira começar um blog para um projeto pessoal, você terá mais opções de conteúdo.

Esse primeiro passo de escolha é muito importante para seu sucesso, por isso, aconselhamos escrever sobre assuntos que você domine.

Escolha uma plataforma de blog

O próximo passo é escolher uma plataforma onde você desenvolverá o trabalho de construir o seu blog. Desse modo, você poderá optar em usar um sistema de gerenciamento de conteúdo CMS, o qual permitirá que você:

  1. Configure um blog sem ter conhecimento em programação e códigos;
  2. Publique e crie conteúdo novo de maneira simples;
  3. Concentre-se mais em escrever do que em aspectos técnicos;
  4. Adicione novos recursos facilmente com a ajuda de plug-ins;
  5. Encontre um design criativo para o seu site.

Os CMS sustentam uma grande parte de todos os sites do mundo. Então, conheça agora as três principais ferramentas de blogs, são elas:

  1. WordPress;
  2. Joomla;
  3. Drupal.

Encontre uma Hospedagem

Ao se tratar de escolher uma ferramenta de hospedagem para blogs, devemos considerar alguns pontos:

  1. Quanto tráfego você espera ter?
  2. Quão rápido é a instalação e configuração?
  3. Tem suporte?
  4. Qual os custos?

Além disso, você deverá conhecer as opções de serviços de hospedagens. Veja quais são elas:

Hospedagem Compartilhada

Pois bem, a Hospedagem Compartilhada consiste em um servidor físico comportar vários sites dentro deles (como espaço em disco, RAM, largura de banda), assim, são compartilhados entre cada site a partir de um único pool.

Hospedagem Cloud

O serviço de hospedagem Cloud tem o intuito de fornecer o poder de um servidor virtual, mantendo a simplicidade de hospedagem compartilhada. Além de ser uma plataforma muito confiável.

Hospedagem VPS

A sigla VPS significa servidor privado virtual, é uma solução muito superior que traz mais liberdade e controle diante de todas as questões já citadas nesse artigo.

Registre um Nome de Domínio

Vale lembrar que, todo site tem um endereço. Assim, você poderá registrar um domínio usando a ferramenta “pesquisa de domínio”. Desse modo, digite o domínio desejado na barrinha de pesquisa e verá todas as opções.

É, então, você pode ter um domínio com as extensões a partir de R$ 4,00 no primeiro ano. Veja alguns exemplos:

  1. .xyz
  2. .online
  3. .tech
  4. .site

Instale e Configure seu Blog

Depois que escolher a hospedagem e o nome de domínio, você está a apenas um passo de alcançar o seu principal propósito.

Nos parágrafos anteriores, destacamos as três melhores plataformas para começar um blog. Agora é com você, escolha a que mais se adeque a seu negócio e a instale rapidamente.

Publique o Primeiro Post

Sim, agora você poderá começar a publicar! (irullll)

Desse modo, como os sistemas de gerenciamento de conteúdo permitem que os usuários criem novos posts facilmente, esse deverá ser seu principal objetivo: desenvolver muitos artigos, com qualidade, claro.

Vale lembrar que, leva algum tempo para que seus posts comecem a dar resultados notáveis nos mecanismos de buscas. Dessa forma, não perca tempo e inicie logo!

Prontinho!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *