Sozzeal

Automação de Marketing: O que é, Dicas e as melhores Ferramentas

A automação de marketing tem o intuito de usar a tecnologia para auxiliar nos processos de marketing. Dessa forma, as empresas conseguem gastar menos tempo com trabalhos manuais e, também, oferecer mais eficiência em seus serviços. Assim, essa ferramenta pode ser considerada essencial no momento da compra de produtos.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse serviço? Então, continue a leitura. 

O que é Automação de Marketing

Pois bem, automação de marketing é a utilização de tecnologias para automatizar os serviços de uma empresa, com o intuito de aumentar ainda mais a eficiência do marketing e, também, aumentar o relacionamento com os leads

Desse modo, o termo automação de marketing pode se referir a qualquer ação que inclua a tecnologia. Por exemplo, o envio de e-mail, agendamento de posts nas redes sociais e  chatbots.   

Com a automação de marketing, você poderá utilizar qualquer estratégia, podendo ser braço direito do  Inbound Marketing. Dessa forma, a finalidade é automatizar a gestão dos leads para que eles sejam convencidos de realizar uma compra, mas, lembre-se todo esse processo é feito com ajuda mínima das equipes de vendas.  

Por fim, a automação de marketing poderá ser utilizada para ativar os clientes, estimulá-los e gerar mais recomendações. 

Automação de Marketing: para que serve

A princípio, a automação de marketing serve para desenvolver estratégias inteligentes para diferentes tipos de compras. Desse modo, com a abordagem correta, é possível aumentar os lucros da empresa e, ainda, otimizar as ações de marketing e vendas com custos mínimos de aquisição por cliente. 

Além disso, este serviço pode trabalhar a fidelização de clientes antigos, por exemplo, oferecer descontos e preservar um relacionamento contínuo.      

Ainda, sua empresa poderá observar com mais facilidade os dados em geral, e garantir que cada fase seja benéfica com sua estratégia de atração, fidelização e conversão final de venda.  

Útil, não é? 

Vantagens da Automação de Marketing

Atualmente, existem várias vantagens na utilização da automação de marketing. Por isso, listamos as quatro principais. Confira a seguir:

Escalabilidade para o negócio

Escalabilidade para o negócio significa crescimento de vendas e número de clientes sem aumentar os seus custos. 

Exemplificando, quando uma empresa utiliza esse serviço, ela investe todo o seu potencial em ferramentas e treinamentos. Porém, depois que o objetivo é alcançado, ela não  precisa investir mais nesses pontos, pois os processos são automatizados para um número maior de pessoas a cada dia.

Mais eficiência no funil

A eficiência significa fazer os serviços com as melhores estratégias possíveis. Por esse motivo, a automação de marketing  oferece mais eficiência ao funil de vendas, pois diminui o tempo de trabalho da equipe, melhorando ainda mais o relacionamento com os leads. Dessa forma, o marketing consegue desenvolver mais vendas. 

Mais produtividade para a equipe

Quando um e-mail é desenvolvido pelo marketing ele poderá ser replicado para vários outros leads. Desse modo, o seu time de vendas pode focar em outras atividades manuais. E, assim, gerar mais  produtividade para o seu grupo de marketing. 

Integração entre os times

Com a automação de marketing, a equipe de publicidade e a equipe de vendas podem acompanhar os processos das ações com a ferramenta, como o recebimento de alertas relacionados as suas tarefas, acompanhamento dos leads no funil e, ainda, pontuar o desempenho da estratégia. Dessa forma, as equipes ficam mais integradas, gerando mais crescimento econômico para a empresa.  

8 Melhores Ferramentas de Automação de Marketing

Agora que você conhece um pouco sobre o assunto, separamos as oito melhores ferramentas de automação de marketing para você escolher qual se adequa mais ao seu negócio:

RD Station

Pois bem, o RD Station foi desenvolvido pela Resultados Digitais, ele oferece uma análise completa dos leads. Além disso, faz um suporte no desenvolvimento de conteúdos voltados às etapas do funil de vendas em que o potencial cliente se encontra. 

Ainda, a ferramenta gerencia as suas mídias sociais, como blogs, landing pages e SEO, sem precisar de um programador para fazer essa atividade. 

Leadlovers

A Leadlovers é uma ferramenta de automação digital que tem como objetivo focar no relacionamento entre a marca e o cliente. Dessa forma, uma de suas principais funcionalidades é a hospedagem de domínios ilimitados e desenvolvimento de páginas inteligentes. 

Sendinblue

Sendinblue é um software de marketing perfeito para empresas. Ele é muito utilizado em vários países. Desse modo, a ferramenta apresenta funções bem simples para todos conseguirem utilizá-la. Ainda, oferece opções de criação de e-mails personalizados e atrativos.  

Active Campaing

A ferramenta Active Campaing tem o intuito de facilitar a vida dos usuários e é focada no e-mail marketing. Dessa forma, ele apresenta as atividades de forma visualmente atrativa. Além do mais, sua equipe consegue acessar o local em que o lead recebeu o e-mail, podendo ser um método eficaz para designar novos caminhos. 

Fleeg

O Fleeg auxilia na manutenção de landing pages e integra os sites. Além disso, a ferramenta oferece CRM próprio e integrado, integração com aplicativos de vendas e mensuração do ROI de campanhas de marketing. O valor para utilizá-lo é de 35 reais por usuário. 

Infusionsoft

O Infusionsoft foi desenvolvido para as pequenas empresas com o intuito de fazer com que elas percam menos tempo tentando cativar contatos. Dessa forma, a plataforma permite o envio de e-mail personalizados para vários clientes e acompanhamento do comportamento do consumidor.  O plano mais acessível custa em média 199 dólares por mês. 

Mautic

A Mautic é uma das ferramentas mais conhecidas do mundo. Desse modo, ela autoriza o usuário a fazer o download gratuitamente. Além do mais, a plataforma oferece algumas funções de automação para os seguintes itens:  

  1. Nutrição de leads e gestão de contatos;
  2. Campanha de marketing;
  3. Monitoramento de redes sociais

Mailchimp

O Mailchimp auxilia em várias atividades, como na nutrição de leads, estratégias para reter clientes que por algum motivo abandonaram o carrinho e agendamento de entrega. Ainda, monitora as campanhas que o visitante visualizou em seu site e, também, é totalmente gratuita. 

Como iniciar Automação de Marketing

Se chegou até aqui, é porque se interessou por essa estratégia. Por isso, conheça, agora, como iniciar automação de marketing: 

Inicie com o planejamento

Assim como todas as estratégias de marketing, a automação inicia após o planejamento. Por isso, você e sua equipe deverá responder as essas perguntas primeiramente:

  1. Por que você precisa  automatizar as ações?
  2. Precisa escalar as vendas?
  3. Quais produtos ou serviços quer vender?

A partir dessas respostas, você conseguirá entender o intuito que a automação vai oferecer. 

Qualifique a base dos contatos

É de grande importância analisar a sua base de contatos. Dessa forma, avalie se você possui apenas uma lista de e-mails ou se realmente tem conteúdos sobre os leads, por exemplo, localização, cargo, e segmento de atuação

Comece a produção de conteúdo

Primeiramente, produza muitos conteúdos em seu  blog  antes de começar a automação. Isso porque eles serão essenciais para atrair novos leitores e, também, aprofundar os conhecimentos dos leads no meio do funil e gerar fluxos iniciais.

Utilize uma ferramenta de automação

A partir do momento que você souber os pilares e a base de sua estratégia, deverá escolher uma ferramenta para auxiliar a sua equipe nessa ação. Nos tópicos anteriores apresentamos oito, dá uma conferidinha lá. 

Configure os fluxos na ferramenta

Depois que escolher a ferramenta, defina os fluxos de automação que vão alavancar o seu marketing. Determine os pontos: 

  1.  Defina o gatilho de entrada: por exemplo, download do ebook;
  2. Depois, escolha os materiais por etapa do funil;
  3. Desenvolva uma sequência de três e-mails com conteúdos relacionados ao gatilho de entrada;
  4. Por fim, determine um intervalo entre cada envio: de um a três dias. 

Tracione a geração de leads

Agora, invista na geração de leads para desenvolver cada vez mais oportunidades de vendas em sua empresa. Dessa forma, tracione a produção de conteúdos e otimização de SEO. Assim, essas estratégias vão auxiliar a atrair visitantes para o seu site. 

Avance na gestão de leads

Por fim, podemos perceber que a automação já está muito qualificada e os leads já estão no funil. Mas, para qualificar ainda mais essa ação, utilize os recursos de lead tracking. Ele monitora os passos dos leads em seu site e, ainda, ajuda a criar mais gatilhos para os fluxos.  

Dicas para Automação de Marketing

Para fechar esse artigo com chave de ouro, separamos três dicas para obter o tão sonhado sucesso na automação de marketing. Confira a seguir:

Tenha processos e objetivos claros

Lembre-se que uma estratégia de automação só obtém sucesso quando a equipe entende os seus objetivos e regras em que deve seguir. Desse modo, deixe claro à equipe todas as estratégias, para que compreendam a importância da automação e como cada um pode auxiliar na obtenção de resultados. 

Escolha uma ferramenta depois de definir processos

Vale lembrar que nenhuma ferramenta de automação de marketing consegue fazer todos os processos sozinha. Por isso, ela precisa de estratégias por trás para conquistar resultados. Então, defina os processos de Inbound Marketing e funil de vendas. 

Segmente e personalize

A segmentação potencializa o relacionamento com os leads e os resultados dos fluxos. Dessa forma, quando desenvolver as mensagens e configurar os envios, lembre-se de personalizá-las antes. Por exemplo, utilize o nome do destinatário, escolha características do seu perfil e as coloque juntamente, seja criativo! 

Ótimas dicas, não é? 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. 

Sair da versão mobile