Publicado em Deixe um comentário

Aplicativo Telegram: O que é e para que serve

aplicativo telegram como usar

Você aí, trocaria o WhatsApp por outra ferramenta mensageira? Saiba que, hoje em dia, existem muitas ferramentas que podem ser usadas para substituir o WhatsApp. Pensando nisso, o Telegram é uma delas, pois é um App de mensagens totalmente seguro, rápido e grátis. Além disso, esse app tem um diferencial: segurança e privacidade. Dessa forma, você pode usá-lo ao mesmo tempo em seu computador, celular ou versão Web. Neste artigo, vamos te ensinar um pouco sobre essa ferramenta que é tão valiosa.

Primeiro, vou te contar um pouquinho da história dessa plataforma…

Os irmãos russos Nikolai e Pavel Durov são os responsáveis pela criação do Telegram, sendo que afirmaram ter criado o aplicativo porque apareceram problemas políticos no país natal deles precisavam se comunicar com urgência.

Assim, em apenas um ano de lançamento, o Telegram ganhou 1 milhão de usuários, permitindo que os criadores se mudassem para os Estados Unidos em 2013.

Agora que você sabe um pouquinho da história desse aplicativo, vamos te explicar o conceito dele e sua serventia para as pessoas.

O que é o Telegram e para que serve?

Telegram é um aplicativo de mensagens e não contém modelos de negócios, como por exemplo, anúncios. Nesse sentido, este aplicativo é útil para todas as pessoas que necessitam mandar e receber mensagens rápidas, além de fazer chamadas de voz e vídeo.

As pessoas que aderirem o App poderão se comunicar com seus contatos através de diferentes tipos de mídias, são elas: texto, áudio, imagem, vídeo, emojis e stickers.

Os usuários do IOS tiveram acesso a ele em agosto de 2013, já para quem utiliza a versão android, foi em 20 de outubro de 2013. E a partir dessas datas os usuários foram aumentando bastante.

Ainda, esta plataforma tem grupos gigantescos com até 200.000 pessoas, ele contém ferramentas que disponibilizam respostas automáticas, com hashtags e menções. No grupo, o administrador pode selecionar outros para dirigi-lo. Quando os grupos são públicos, qualquer um pode participar deles.

Além do mais, o App conta com uma estrutura imensa de GIFs e possui, também, editor de fotos que você pode colocar as figurinhas. A ferramenta não ocupa muito espaço de armazenamento. Sabendo disso, por que não baixar o aplicativo?

Telegram: Como usar?

Só existe um aplicativo do Telegram e ele está disponível para Android, IOS e também macOS/Windows/Linux. Também existem versões diferentes para desktop aplicativo “nativo para macOS” e outro versão “macOS do cliente”, sendo que são oficiais. Além disso, você ainda pode escolher o “Telegram Web”, que pode ser usado no Chrome.

Para usar qualquer uma das opções citadas, basta fazer o login no App colocando o número de seu celular. Dessa forma, assim que colocar, você já terá acesso a plataforma.

Muito simples, não é?

Telegram x Whatsapp: Vantagens e Desvantagens

As funções do WhatsApp e do Telegram são muito parecidas e são muito importantes para a atuação das ferramentas de mensagens rápidas. Os dois têm diferenças sim, vamos te mostrar a seguir as vantagens e desvantagens entre as duas plataformas:

1- Os dois enviam texto, áudio, imagens, vídeos, documentos, emojis, stickers e compartilhamento de localização;

2- O Telegram promete ser uma ferramenta que envia mensagens com a menor quantidade de bytes, já o WhatsApp, reúne um histórico de conversas, mas com maior quantidade de bytes.

3 – O WhatsApp permite que o usuário envie arquivos de até 100 MB, no Telegram, é possível enviar arquivos de tamanho integral.

4 – Para acessar o Telegram via desktop é diferente da versão móvel. Ou seja, os usuários precisam entrar apenas uma vez com o celular podendo, assim, continuar conectado. O Telegram não precisa de uma conexão ativa no aparelho celular, já no WhastApp é necessário.

5 – O Telegram oferece aos seus usuários um “bots” robô que possui várias funções, como informar a previsão do tempo, procurar imagens, rastrear encomendas e muito mais. O WhatsApp ainda não criou essa opção.

6 – Por fim, para armazenar seus arquivos, o Telegram já realiza essa ação, é só enviar os arquivos para você mesmo. Esta opção não existe no WhatsApp, nele você terá que exportar e depois fazer o upload.

Telegram x Whatsapp: Segurança e Privacidade

O Intuito do Telegram e do Whatsapp, em relação a privacidade, são basicamente o mesmo, os dois tem o intuito de oferecer para os usuários a comunicação mais segura. Dessa forma, os aplicativos podem trazer algumas garantias de segurança.

Uma opção é a criptografia de ponta a ponta, combinação simétrica AES de 256, RSA 2048-bit, troca de Chaves Seguras Diffie-Hellman. Assim, essas plataformas, juntas, oferecem privacidade para os usuários.

Esses recursos possibilita, aos usuários do Telegram, criar chats secretos. Diante disso, esses chats dão a opção de criar uma “autodestruição” de mensagens para os participantes do grupo, você também pode selecionar a opção de desativar o print da tela do aplicativo para os participantes. Lembrando que, para o chat secreto funcionar, é necessário dois dispositivos conectados, ou seja, apenas dois usuários.

Além disso, no Telegram, quando se apaga uma conversa, o usuário que recebeu não consegue vê-la mais e, depois, o chat é excluído.

Já no WhatsApp, quando se envia uma mensagem que depois é apagada, o chat não desaparece, sendo que continua e aparece na conversa para ambos os usuários: “Essa mensagem foi apagada” .

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *