A tecnologia veio para auxiliar ainda mais a vida de todos. Por isso, hoje, é possível realizar diversas atividades com a internet, como estudar, assistir filmes e, principalmente, fazer compras online. Desse modo, as vendas online vem aumentando muito, já que é muito fácil comprar pela internet. Então, nesse artigo, vamos te apresentar o AliExpress, um site de vendas online rico em produtos.
O que é Aliexpress
Pois bem, o Aliexpress é uma loja online, sendo que os produtos cadastrados são vendidos no sistema marketplace. Isto é, são pessoas e lojas da China que realizam as vendas. Sendo assim, o site se tornou concorrente de outras lojas online, como a Shein, Wish e o Shopee.
O Aliexpress foi fundado em 2010 e faz parte do Grupo Alibaba, que é um conglomerado de empresas da China. O intuito da empresa é focar em e-commerce, serviços de varejo, serviços de computação em nuvem, business-to-business e pagamento online.
Dessa maneira, esse serviço é muito importante para a China, pois ele é responsável por movimentar 60% das compras no país. Mas, além da China, outros países tem utilizado a ferramenta. No Brasil, por exemplo, o site aparece em 10º lugar entre os mais buscados.
Como o Aliexpress funciona
O serviço funciona como um grande shopping virtual, no qual cada vendedor tem sua loja. Dessa forma, o usuário não compra diretamente do AliExpress, mas, de quem usa a ferramenta para vender seus produtos.
Para saber mais como a plataforma funciona, fizemos um passo a passo de como encontrar um produto e, também, como fazer um pedido, veja:
Encontrar produto
- Primeiramente, entre no site da AliExpress e digite o produto que deseja no campo de busca;
- Para selecionar melhor as opções, você pode definir uma categoria de busca. Desse modo, os resultados da pesquisa são limitados a ela e, com isso, a possibilidade de encontrar é maior;
- Ao digitar, o site oferece algumas sugestões, então, selecione aquela que mais se enquadra em suas expectativas;
- Depois, é só aguardar os resultados aparecer na tela.
Fazer pedido
- Primeiro, escolha o produto; na tela principal, você verá quantas pessoas já fizeram a mesma compra. Depois, se o produto escolhido tiver vários modelos e cores diferentes, clique na opção “cor” e “tamanho” e, para finalizar, escolha a quantidade de peças;
- Feito isso, clique em “comprar agora” para ir à tela de fechamento de um pedido;
- Para finalizar a compra, é necessário ter uma conta no AliExpress. Se não tiver uma conta, insira suas informações para criar um novo registro;
- Após fazer login, você deve confirmar o endereço de entrega;
- Agora, é só clicar em “Fazer o pedido”.
Simples, não é?
Aliexpress é confiável?
É sim, pois ele possui uma política de proteção ao consumidor e garante as compras, o recebimento e o reembolso em caso de cancelamento da compra. Dessa forma, uma das ferramentas oferecidas pela empresa para proteger os clientes é o prazo de proteção ao consumidor.
Assim, esse prazo de proteção do consumidor é um prazo de “garantia” do produto comprado. Assim, por um período de tempo, o comprador tem direito de pedir o reembolso, realizar a troca ou a devolução.
Mas, vale lembrar que essa proteção que o site oferece só vale para quem comprar produtos no AliExpress.com. Ou seja, o site não protege quem compra diretamente do vendedor.
Por isso, listamos algumas situações em que o cliente estará protegido pelo site:
- Caso o produto não chegue dentro do prazo estabelecido;
- Quando a mercadoria não for igual a comprada no site;
- O produto está como genuíno no site, mas, na verdade, é falso.
O Cliente não estará protegido pelo app nas seguintes situações:
- Se houver cobranças indevidas para seu cartão de crédito, essas devem ser relatadas na operadora do cartão;
- Pagamentos feitos direto para o vendedor;
- Se existir afirmações pelo comprador de que o produto não é igual ao descrito e puder provar que são produtos iguais.
Ainda, na política de proteção ao consumidor do AliExpress, existe a opção de abrir uma disputa para o reembolso caso o vendedor não solucione os problemas com seu produto. Dessa maneira, a disputa deve ser aberta antes da data de proteção do consumidor se encerrar.
Assim, o site age como um “juiz” entre o comprador e o vendedor dando o veredito final se o cliente possui ou não o reembolso.
Legal, não é?
Gostou do conteúdo? Compartilhe.